quarta-feira, 29 de abril de 2015

Gestão de Excelência para Igrejas

Eliseu Fernandes Gonçalves
Publicado em 10.03.2015

Vivemos em um mundo que incessantemente busca pela qualidade e pela excelência. Mas como consegui-las nos departamentos da igreja? Qual é o perfil de nossos colaboradores? Como incentivá-los para desenvolver ao máximo suas habilidades em favor do Reino? O Livro " A Bíblia e a gestão de excelência através das ferramentas da qualidade total"nos
ajuda a pensar criativamente para essas demandas. Uma leitura para liderança e formação de planos de ação de equipes de qualidade...

O que termos como Gestão de qualidade total, gestão de excelência, excelência na liderança, planejamento estratégico, Swot, Benchmarking, Brainstorming e POP (procedimento Operacional Padrão) tem a ver com a Igreja?
O Instituto Jetro entrevistou Eliseu Fernandes, o autor do livro citado acima para falar sobre alguns desses aspectos citados em seu livro. Eliseu é Graduado em História. Professor de Grego, História da Igreja, Teologia Sistemática em Seminários no Rio de Janeiro.
Instituto Jetro - O que são ferramentas da qualidade total? Elas são aplicáveis às Escrituras?                                                                                
Eliseu - As Ferramentas da Qualidade Total são ferramentas que tem como finalidade controlar o PROCESSO e mediante a DETECÇÃO de problemas e suas CAUSAS que atrapalham qualquer empreendimento. Como a Igreja é um organismo vivo, e também uma organização. Logo, como organização possui os mesmos elementos que quaisquer outras organizações seculares: Pessoas, processos e produtos (serviços).
A Bíblia é a fonte de todo o saber, inclusive de Gestão de Qualidade, temos muitos exemplos nela, de grandes líderes e administradores. Assim, simplificadamente pode-se afirmar que as Ferramentas devem ser usadas com o objetivo de: 
• Visualizar os problemas existentes na igreja local
• Entender as causas ou raiz do problema para melhor combatê-lo
• Ordenar sistematicamente os saberes, habilidades, competências e considerações 
• Permitir o uso da criatividade no departamento ou igreja local
• Conhecer as principais características do processo e o seu monitoramento através de análise da estrutura de cada um. 
Instituto Jetro - Poderia falar sobre um Plano de Ação com a ferramenta 5W2H1S?
Eliseu - O plano de ação, é aquilo que todo líder deve fazer antes de algum evento na igreja local, ele consiste em VERIFICAÇÃO ANTECIPADA DAS ETAPAS DE UM PLANEJAMENTO, por isso, o acróstico em inglês 5 W 2 H 1S, exemplificando com uma reunião mensal de departamento na nave da igreja. É aplicável tanto para os ministradores-estrategistas quanto para o operacional. Descreve-se a seguir a partir de 8 perguntas: 
1-Porque será realizado uma reunião? (Justificativa para o objetivo)
2- O que deve ser feito na reunião? (Etapas da reunião)
3-Onde será realizada a reunião? (Local preestabelecida - sala, nave do templo ou outro local).
4-Quando cada tarefa deve ser executada no processo? (Tempo de cada tarefa).
5-Quem realizará as tarefas? (Responsabilidade - ar-condicionado, microfones, assentos, água para palestrantes, palestrantes locais ou visitantes dentre outras).
6-Como será realizada a reunião? (Metodologia de cada um envolvido no processo).
7-Quanto custará a reunião? (Valores estabelecidos).
8-Avaliação de todas as etapas da reunião por um demonstrativo de eficiência (questionário, fichas e outras). 
Instituto Jetro - Qual o objetivo da matriz SWOT (FOFA) para um departamento ou para uma Igreja? Do que ela consiste?
Eliseu - A Matriz SWOT (FOFA) consiste na VISUALIZAÇÃO HOLÍSTICA DO DEPARTAMENTO. Também é um acróstico em inglês para Pontos Fortes, Pontos fracos - são fatores internos e dependem de cada um de nós para melhorar. As oportunidades que podemos ter, e as Ameaças que o Ambiente pode proporcionar devido, fatores externos e diversos. Assim, os pontos fortes (Mão de obra, Material, Método, Manager Meio Ambiente - 4Ms ou 6 Ms - Gerência do Processo). A partir deste pressuposto, VISUALIZAR o que a Igreja ou Departamento tem e como ele pode melhorar. Por isso, esta visão em conjunto de tudo que envolve a excelência no serviço cristão. 
Instituto Jetro - No livro o Sr. fala sobre a importância do Benchmarking e de vê-lo não como um processo de imitação, mas um processo comparativo. Quais os pontos principais para efetivação e implantação bem sucedida do Benchmarking?
Eliseu - O benchmarking é uma ferramenta que busca pela pesquisa, comparação do que no mundo eclesiástico está dando certo em determinada igreja; assim, não se pode imitar por completo a estrutura de tal igreja, isto devido a realidade de cada uma, pelo macroambiente, cultura eclesiástica, nível socioeconômico, dentre outras diferenças. Portanto, o benchmarking servirá de base de excelência para reprodução adequada em outra estrutura. No mundo empresarial se faz isto, com empresas do mesmo ramo, pode ser melhor nas igrejas, já que o nosso lucro são as almas. 
Portanto, estratégias e metodologias reinseridas e adequadas na perspectiva de cada igreja - Assim, na estrutura do REAL, POSSÍVEL E IDEAL. Deste modo, os pontos principais para a implantação do benchmarking seria a necessidade de melhorar e ter alianças com outras igrejas, e utilizar os princípios da Gestão por Excelência. Ademais colaboradores que saibam utilizar as ferramentas combinando-as com outras, para um desempenho melhor do benchmarking. 
Instituto Jetro -  O que é meta SMART e como a Igreja pode usar essa ferramenta?
Eliseu - Vejo muitas lideranças afirmando que os liderados devem criar METAS; porém, o que é uma meta? Tudo tem características e por meio deles entendemos o conceito, estrutura, processo e até mesmo, nós temos características distintas, que me faz, a pessoa que sou. Tal qual Deus com as Suas em Excelência. Logo, a meta inteligente significa pelo conceito intrínseco de cada letra que forma a palavra SMART (esperto em inglês): 
O "S" será a característica ESPECIFICA da meta. Deste modo, tem-se o objetivo ou foco da meta. 
O "M" será de MENSURÁVEL, uma meta tem limites e pode ser medida, assim, sabe-se o que chegar. 
O "A" será de Alcançável, pode-se com um prazo concretizar esta etapa da meta. Mesmo na dificuldade é possível ou é algo irreal para os recursos que se dispõe na igreja local.
E por último, a letra "T" de TEMPORALIZÁVEL, toda meta tem um prazo de execução, mesmo que não se obtenha 100% dela, se replaneja para concretizar o restante da meta (submetas). 
Instituto Jetro - O que é brainstorming? Você acredita que as Igrejas utilizam esta ferramenta de maneira eficiente? Quais as suas etapas?
Eliseu - O brainstorming ou" tempestade de ideias" é uma ferramenta que visa o trabalho em grupo ou equipe. Assim, a ordenação do ambiente, as oportunidades e esforços individuais se agregam pelo esforço de ajudar com sugestões e opiniões acerca de determinado assunto ou problema que envolve a igreja ou departamento. Talvez, inconscientemente as pessoas que trabalham na igreja local use o brainstorming. E se for inconsciente, não o fazem por completo, só em parte. As etapas dele são, a saber:
1- Reunir uma equipe com o posicionamento das cadeiras de modo circular, o que facilita a conversação. 
2- Ter um coordenador e um secretário,
3- Exposição de um problema. As ideias para solucioná-lo devem ser anotados para elaboração de um plano de ação.
4-Duração de 40 minutos (no máximo) para a reunião com brainstorming. Todos são tratados igualmente e tem o mesmo tempo para se expressar. Não se deve menosprezar nenhuma ideia. 
Instituto Jetro - Quais os conselhos para que pastores e líderes tenham uma gestão de excelência pelas ferramentas para qualidade total nas Igrejas?
Eliseu - Aos líderes e pastores aconselho que se quebre PARADIGMAS nas igrejas, muitos querem espiritualizar tudo, e não é assim, Deus nos criou com um potencial ilimitado, já que somos feitura Sua, e criados em Imagem e Semelhança para ADMINISTRAR, para PENSAR CRIATIVAMENTE, LIDERAR o povo e tudo o que é DELE nesta TERRA (Gn 1.26; Sl 24.1). Deve-se investir na busca de novos talentos, que sejam além de tudo, compromissados, não apenas envolvidos na obra do Senhor. Porque se for compromissado ele ou ela organizará o seu tempo pessoal para a obra, já os envolvidos têm talentos mas não disponibilidade para o trabalho na igreja local. 
A solução é o treinamento, a educação, cursos e outras possibilidades educacionais. Investir em pessoas é a palavra-chave quer seja membro, diácono, pastores, líderes em geral. Lutar pela UNIDADE da igreja local; assim, a cultura do "está bom" será extirpada do nosso meio cristão, a excelência é possível, temos potencial para isto, só depende de nós querermos, Deus já deu inteligências múltiplas ao homem; todavia, ele que decide usá-las ou não. Cabe a nós desenvolvê-las diariamente. Quando Salomão pediu sabedoria a Deus (1 Rs 3.1-15). Em um espaço curto de tempo, que não sabemos se foi no dia seguinte, ou não. O Eterno permitiu um problema (outros também surgiram depois) para pôr em prática a sabedoria (1Rs 3.16-28), para que pela oração, meditação da Palavra e desenvolvimento intelectual se encontrassem soluções. 

Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site http://www.institutojetro.com/ e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário